Monday, April 5, 2010

Bob Dylan censurado

A digressão do músico norte-americano na China foi cancelada. O motivo é o facto do país viver numa ditadura comunista, do género de Cuba, onde não permite liberdade de expressão e desde que Byork gritou num dos concertos naquele país: Tibete livre, que a China tem impedido vários artistas de lá actuarem.
Juro que às vezes nem parece que o mundo sofreu o que sofreu no século passado,que não passamos pelo Holocausto, pelo Franco, pelo Salazar, pelo Pinochet. Custa a acreditar que ainda hajam nações que vivem na era da pedra e de atrofiamento cerebral, onde só os mais frios e insensíveis sobrevivem, onde a subserviência prevalece sobre a liberdade de conduta. Que mundo é este em que vivemos?
Uma vez em Cuba de Fidel, defensor de Cuba livre serás! A título de exemplo na altura dessa minha viagem posso dar como testemunha uma pessoa com a qual mantive uma conversa. Em Havana conheci um tal de Júlio, que levava a vida como guia turístico e como tal não se podia lamentar como o seu povo irmão pois o que ganhava dos viajantes dava para o gasto.
No entanto, ao contrário deste Júlio muitos são aqueles que passam por dificuldades extremas na Ilha, desde finaceiras a sociais. Na altura, já lá vão quatro anos, ainda não podiam aceder à internet - era proibido. Em Havana, havia polícia pelas ruas com ar desconfiado como aqui (em Portugal) há sinais de trânsito, só que o objectivo lá era apenas um: controlar pessoas.
Muitos nunca sairam daquela ilha mas não é porque não querem, não são autorizados. À excepção de artistas ou médicos com vistos de trabalho, esses podem. A felicidade é à superfície da pele, da pele morena, esconde-se por detrás dos ritmos quentes e latinos que sentem. Como acontece na China que cancela a digressão de um músico como o Bob Dylan com o receio de que este lançasse alguma farpa ao governo comunista pela guerra no Tibete.
Ainda existem muitos povos presos nas garras de governos tiranos, não vamos fazer de conta que nada acontece.

No comments:

Post a Comment