Monday, May 3, 2010
Um balanço da última semana
E dita a Constituição Portuguesa que somos um estado laico. Quando se dá tolerância de ponto por causa da visita do Papa Bento XVI e quando na próxima semana se vai ter de parar literalmente por causa do roteiro do Sumo Pontífice, Lisboa - Fátima - Porto, o que se chama a isto?
Salta à vista o que muitos não querem admitir, o facto de em Portugal ainda haver um certo conservadorismo católico; acontece que está disfarçado numa aparente modernidade.
Trata-se, do meu ponto de vista, de um negócio pois infelizmente a fé é mais material do que espiritual. Quem lucra são os comerciantes, anúnciantes, hoteleiros e nunca o triste povo que entoa em uníssono Ave Maria.
Está instalado um clima de paz podre. Sócrates quer passar para segundo plano no campeonato de notoriedade da comunicação social e, convenhamos, para ele é bom acalmar as hostes. A teimosia é um adjectivo que lhe assenta na perfeição, a burrice também ao não recuar no investimento gigantesco nas obras públicas ou PINs (Projectos de Interesse Nacional). Se um dos melhores economistas portugueses, senão o melhor, Medina Carreira aconselha a colocar um travão nas despesas, a quem é que Sócrates quer enganar? Outrora tive uma opinião contrária ao que acabo de escrever. Contudo, muito tenho aprendido nos últimos tempos. Homens sábios ensinam-me que o poder corrompe/metamorfoseia as pessoas. Um professor deveras elouquente confessava, preocupado,"estamos à beira da bancarrota." O certo é que não encontro testemunho mais incisivo e dilacerante para justificar Portugal economicamente.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment