Thursday, January 28, 2010

27.01.2010


Hoje, última quarta-feira de Janeiro, é um dia assinalável por dois motivos, do meu ponto de vista, passo a citá-los:
- É O Dia Seguinte à apresentação pública do OE (Orçamento de Estado) para 2010. Muito se discute acerca do que apresentou Teixeira dos Santos e a sua equipa das finanças, o défice é de 9,3% cresceu face aos 8,3% do ano anterior. Parece que seguimos os passos da Grécia e são sempre aqueles que nos conduzem aos maus caminhos. Há que dizê-lo: vai ser um ano difícil em matéria de política social, económico-financeira, para não mencionar a política de justiça que permanece fraca desde que comecei a aprender o abc. Um tema que também está na ordem do dia a propósito da abertura do ano oficial de justiça.
Quando falo de (in)justiça falo dos julgamentos que decorrem desde há anos e por ora continuam sem desfecho. Como alguns casos de conhecimento geral, senso comum – até - designadamente o processo Face Oculta que veio a público no final do ano passado, cujos principais intervenientes são Armando Vara e o sucateiro de Ovar Manuel Godinho.
A corrupção é a chaga de qualquer sociedade. Nunca percebi porque não temos acesso às escutas e sobretudo porquê a destruição das mesmas? Ser cidadão é ter direito à informação ou será que é perferível andarmos aqui neste país todos ceguinhos e caladinhos?

- É o dia em que comemoro seis meses de trabalho. Acho que só eu é que me lembro deste pequeno acontecimento. O ambiente é agreste, por vezes castrante, com poucas mentes ao redor que motivam o continuar. Fossem pessoas com conteúdo, justeza, transparência e ainda me apetecia ficar outro tanto.
Porém há dias em que penso o invés, por exemplo quando aparecem trabalhos como este - por uma causa - que tornam o meu quotidiano mais leve e prazeroso.

No comments:

Post a Comment