Saturday, April 10, 2010

Sensacionalismo à la TVI

Estava eu, esta manhã, a saltar de canal em canal e resolvi parar no TVI24. Não é um canal que veja com frequência, posso dizer até que raramente estive mais de 10 minutos sintonizada nele pois tenho como preferência outro tipo de informação. Sucede que a curiosidade é uma mesquinhice que toca a todos e há dias em que tenho vontade de ver as linhas editoriais dos outros canais, nomeadamente, no que diz respeito a notícias.
Após breve justificação, retomemos a minha manhã e o momento em que parei nesse canal.Um pivô bem ao estilo CNN, naquela altura pareceu-me bem, estava a lançar a notícia do funeral do jovem que caiu de uma varanda em Loret del Mar. Começo a ver a notícia eis senão quando a jornalista faz duas perguntas: como é que está a viver esta tragédia? É duro?,que deixam antever os objectivos da notícia: provocar lágrimas e aquele sentimento de pena - oh coitadinho!
Como se não basta-se não disseram nada de novo. Desde quando é que um funeral de um jovem que morreu, do qual já se tinha falado quando foi de facto a notícia, obviamente, é tema do dia?
Então e o código de ética do jornalismo? Esse foi escrito para ser cumprido. Por fim ficam duas dicas: o jornalista deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor, e mais o jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo.

No comments:

Post a Comment