Sunday, February 28, 2010

Diluir os ses

O que sucede com o planeta terra nos dias de hoje que adoece a olhos vistos.
Resposta: alguns pensam serem efeitos colaterais de uma divindade supra-suma e resignam-se. Pensam: para quê fazer o que quer que seja se as condições humanas e do planeta terrestre são alienáveis.
Como me dizia e bem uma amiga próxima é fácil imputar as responsabilidades nos outros, árduo é encarmos que somos nós os culpados destas mudanças ambientais do século XXI, que em prol do desenvolvimento social, tecnológico e cientifico destruímos os ecossistemas , a biosfera, a estratosfera, a atmosfera, tornamos o ar que respiramos irrespirável.
Foram os incêndios do Verão passado, os dilúvios deste Inverno, os sismos oceânicos, terrenos, fenómenos naturais que desertificam a terra, a nossa aldeia global.
Isto são coisas que acontecem mas fazendo uma retrospectiva ao historial do mundo, nunca antes sucederam com tanta frequência. Por isso, deixemo-nos de egoísmo e ajamos para e com a Humanidade.
Sobre a Madeira? Pareceu-me uma falta de ordenamento territorial notável, porquê construir casas em cima de um leito de um rio, por exemplo. Nunca visitei o Funchal, tão pouco o arquipélago,mas pelas imagens que nos chegam conseguimos retirar essa ideia de construção desenfreada. Não me tomem, porém, como uma teórica pois não gosto de viver com os "ses", gosto que os erros sirvam para diluí-los.

No comments:

Post a Comment